Quem somos

Nossa Instituição

O NÚCLEO ASSISTENCIAL ANDRÉ LUIZ – NUCLEAL, é uma organização de sociedade civil, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 12 de fevereiro de 1996, e realiza o SERVIÇO DE ACOLHIMENTO PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA DE AMBOS OS SEXOS, na modalidade de Residências inclusivas, em situação de risco e vulnerabilidade, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados e que não dispõem de condições de autossustentabilidade e retaguarda familiar temporária ou permanente.

A entidade oferece aos seus usuários, espaço físico com aspecto semelhante ao de uma residência, inserido na comunidade, em áreas residenciais, oferecendo ambiente acolhedor e condições de atendimento com padrões de dignidade, estrutura física adequada, objetivando o atendimento das especificidades de cada usuário, preservando-lhes a individualidade, dignidade, garantindo espaços com privacidade, higiene, acessibilidade, habitabilidade e conforto, além de alimentação com padrões nutricionais adequados e adaptados às necessidades específicas de cada acolhido.

O Nucleal

Assim como outras entidades fundadas nos anos 90, foi criado para cumprir a função protetiva na ausência da família, ou inabilidade desta, em caráter excepcional e provisório, devido ao longo período de inércia e desresponsabilização do Estado. Historicamente entidades sem fins lucrativos foram criadas, firmando convênio com o poder público para execução dos serviços de assistência social.
Fundado em 12 de Fevereiro de 1996

Assistência e promoção social de modo geral.Priorizando o atendimento às pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental.

  • reconhecido como instituição de :
  • Utilidade Pública Municipal;
  • Utilidade Pública Estadual;
  • Utilidade Pública Federal

Atualmente

Os acolhidos se encontram alocados em 03 residências inclusivas, de acordo com a Resolução nº109/2011 da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Sede da entidade, localiza-se à Rua João Chaves, 132, na cidade de Morro Agudo, Estado de São Paulo.

Residência Inclusiva número 1, localiza-se à Rua Rita Aurora do Prado, nº 173, na cidade Morro Agudo, Estado de São Paulo, instalada em 24/02/2018.

Residência Inclusiva 2, localiza-se à Rua Inácio Franco nº 420, em Morro Agudo – SP, instalada em 01/03/2018.

Residência Inclusiva 3, situa-se na Rua João Chaves, n° 82 em Morro Agudo-SP , instalada em 10 de fevereiro de 2021.

Missão

Promover a dignidade de Jovens e Adultos com deficiência, por meio de ações integradas e garantia de seus direitos, visando melhorar a sua qualidade de vida e sua reinserção na família e na sociedade, por meio da assistência social.

Justificativa

A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Tipificação Nacional dos Serviços de Serviços Socioassistenciais, em situação de dependência e que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados.

Ver mais

Esses usuários de ambos os sexos, se encontram instalados em 3 casas alugadas (residências inclusivas), em período integral ou até a possibilidade de desacolhimento, quando existe interesse por parte da família, e visa propiciar condição de segurança, habitabilidade, higiene, salubridade, acessibilidade, privacidade, autonomia, inserção e convivência familiar, comunitária, lazer e cultura, buscando o fortalecimento pessoal e social, a autonomia e independência, respeitando a individualidade, a diversidade e oferecendo real oportunidade de inclusão social.

O NUCLEAL atende atualmente 33 usuários jovens e adultos com Deficiência, e presta serviço personalizado e em pequenos grupos, favorecendo assim o convívio familiar e comunitário.

Dispõe de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

Objetivo Geral

Atendimento em regime de acolhimento institucional à pessoas adultas com deficiência intelectual e/ou múltipla, visando à promoção integral do ser humano. Tem como perspectiva a reestruturação pessoal e social, a defesa dos direitos básicos e a melhoria de sua qualidade de vida.
Ver mais
  • Acolher e garantir proteção integral;
  • Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos;
  • Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais;
  • Possibilitar a convivência comunitária;
  • Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais;
  • Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia;
  • Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público.

Finalidades do Núcleo Assistencial André Luiz

Realizar a assistência e promoção social de um modo geral; tendo como prioridade acolher pessoas com deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para a pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, garantindo a gratuidade e a universalidade em todos os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, bem como a existência de processos participativos dos usuários na busca do cumprimento da efetividade na execução de seus serviços, programas, projetos e benefícios socioassistencias.
Ver mais
  • Proporcionar aos usuários condições para o seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de forma gratuita, permanente, continuada e planejada em benefício dos usuários, sem preconceito de origem, raça, cor, idade, sexo, credo religioso, politico e condição social e quaisquer outras formas de discriminação, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, defesa e garantia de direito.

  • Realizar a assistência e a promoção social prestando atendimento nas diversas áreas: social, saúde, educacional, lazer, cultural, ficando, desde já, instituídos os departamentos de Assistência Social as pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial.

Reconhecimento:

  • Utilidade Pública Municipal, através da Lei nº 1.923, de 26 de Junho de 1996;
  • Utilidade Pública Estadual através do Decreto nº 47422/2002 de 06 de dezembro de 2002
  • Utilidade Pública Federal através da Portaria nº 1146 do D.O. – 20 de Dezembro de 2002.

Aquisição de microônibus adaptado

O Núcleo Assistencial “André Luiz” abriga em sua instalação pessoas com deficiência e promove atendimento educacional a 81 pessoas. Em cooperação econômica não reembolsável com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, será possivel a aquisição de um microônibus adaptado com rampa, no valor aproximado de US$ 88.095.

A cerimônia de assinatura do contrato de doação por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC) foi realizada no dia 24/11/2008, no Consulado Geral do Japão em São Paulo. Abaixo fotos da cerimônia.

Governamentais

Ver mais
  • BNDES
  • SEDS – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social
  • Prefeitura Municipal de Morro Agudo
  • FNAS – Fundo Nacional de Assistência Social

Não-governamentais

Ver mais
  • Usinas de Álcool e Açúcar
  • Morlan
  • Doadores/Comunidade/Associados
  • Yamaguchi, MBC Ferramentas
  • Rotary Club/Pastoral da Saúde
  • Instituto HSBC de Solidariedade
  • Pró Vida
  • Associação Fênix de Estudos e Pesquisas
  • BREJEIRO – Produtos Alimentícios Orlândia S/A
  • Consulado Geral do Japão